sábado, agosto 21

CABELOS NO VERÃO

O cabelo é composto por fibras de proteínas e protegido por uma membrana, composta por aproximadamente 07 camadas de células sobrepostas, extremamente resistentes chamada de cutícula que dá brilho e resistência aos cabelos. O volume dos cabelos formam uma espécie de escudo macio, leve e flexível que protege o couro cabeludo contra traumatismos.
Outra função básica dos cabelos é proteger o couro cabeludo contra raios ultravioleta provenientes do sol, e o componente básico desta proteção é a melanina, um pigmento produzido pelos melanócitos na raiz do cabelo e incoporado pela haste do cabelo. A cor dos cabelos, desde o mais claro até o mais negro depende excusivamente do tipo e quantidade de melanina presente na haste.
É claro que além destas funções de proteção ao crânio, o cabelo apresenta uma função ornamental das mais importantes. Sua perda ou alteração na quantidade, pode trazer transtornos psicológicos gravíssimos à pessoa.
Um fio de cabelo cresce durante aproximadamente de 05 a 07 anos. Durante esse tempo ele será lavado, penteado, tingido, traumatizado, etc., inúmeras vezes. Na medicina este fenômeno é chamado de "desgaste natural". No verão essas agressões aos cabelos se tornam muito mais intensas. O sol, cloro, produtos da piscina, poluição, ventos, areia, muito mais lavagens, etc., podem levar a cutícula ao extremo de sua resistência e a melanina à total degradação.
Quanto a cor dos cabelos, o sol intenso e persistente começa a degradar a melanina e o cabelo começa a perder a tonaidade. Cosmeticamente os cabelos podem ficar com aspecto muito feio, descoloridos e manchados. Quanto a cutícula, todos aqueles fatores tendem a lesá-la parcialmente ou mesmo destruí-la. Uma haste sem cutícula ou lesada pode se tornar muito quebradiça e com uma quantidade muito ruim. Os cabelos se tornam ásperos, com alguns pontos de quebra fácil e com fissuras longitudinais, principalmente nas pontas, tornando-a dupla, tripla ou mais.
Não podemos esquecer também que, no verão as pessoas viajam e passeiam mais, e logo tendem a se embelezar com mais constância. Tingimento, alisamento de qualquer de suas formas e excesso no uso do secador tendem a agravar muito os cabelos danificados ou debilitados.
Para evitar esses transtornos, um bom cuidado com os cabelos é funamental. O sol em excesso deve ser sempre evitado. Se possível uso de lenços ou chapéus deve ser feito. Numa praia, um guarda-sol, uma simples toalha ou camisa sobre a cabeça pode ser de grande ajuda. No mercado existem alguns condicionadores com fotoprotetor que são muito úteis.
Sempre que sair do mar ou piscina lavar os cabelos com shampoo neutro e enxaguar muito bem com água doce. O uso de condicionadores é fundamental.
Se os cabelos estiverem quebradiços evitar prendê-los tipo rabo-de-cavalo, pois isto poderá quebrá-los ainda mais.
Como tudo na vida, o bom senso predomina, e com certeza qualquer pessoa, em qualquer situação deve saber o que é bom ou ruim para os seus cabelos.
Dr. José Marcos Pereira - Dermatologista
Publicado na revista Hair Design Roger Magazine - Seção Saúde - Edição 09/Ano 04.
Aloe-Jojoba Shampoo

O Gel Estabilizado do Shampoo de Aloe Vera da Forever Living Products, principal ingrediente nesta formulação de pH balanceado, não traz benefícios somente aos cabelos, mas também ao couro cabeludo, frequente fonte de diversos problemas relacionados aos cabelos. As propriedades bactericidas do gel o tornam a alternativa natural para muitos dos shampoos medicinais recomendados por farmacêuticos.
É bactericida e fungicida. Muitas formas de caspa e seborréia ocorrem pelo desenvolvimento de infecções oriundas de fungos na oleosidde produzida pelo couro cabeludo. Sua atividade enzimática ajuda a separar e dissolver células mortas, estabelecendo as condições para a restauração de um tecido saudável.
Por sua vez, um tecido saudável é auxiliado pela presença de aminoácidos. O complexo de aminoácidos da Aloe Vera é constituído pelo mesmo complexo natural encontrado nos folículos e papilas dos cabelos saudáveis.
É anti-prurítico e interrompe a coceira do couro cabeludo em muitos casos.
As propriedades de profunda penetração do Shampoo Aloe-Jojoba com gel de Aloe Vera estabilizado da Forever Living Products, vão fundo no couro cabeludo e trabalham sob a sua superfície no auxílio ao combate de infecções e na revitalização do tecido capilar.
O óleo de Jojoba é um excelente lubrificante, sendo usado em formulações para tratamento dos cabelos, já há muitas gerações. Repõe a umidade e os nutrientes tanto da pele como dos cabelos. Encorpa mais, pois é capaz de remover o óleo endurecido nos cabelos, ao mesmo tempo em que fortifica suas hastes e extremidades. Proporciona naturalmente uma umidade excelente e a capacidade de pentear, permitindo o desembaraço dos cabelos, sem deixar uma aparência ou sensação de cabelos secos ou com aspecto de palha.
Auxilia na remoção de flocos oriundos da caspa e nas coceiras do couro cabeludo, restabelecendo assim uma hidratação balanceada que confere vitalidade e volume aos cabelos. Agentes hidratantes e condicionadores estão combinados a esses dois ingredientes de forma a resultar em um produto suave, capaz de limpar até mesmo os cabelos mais oleosos.

Instruçõs de Uso:
A Aplicação deve ser sobre o cabelo úmido fazendo massagem para estimular o couro cabeludo gerando uma espuma abundante.



Aloe-Jojoba Conditioning Rinse:
A Forever Living Products aproveita as mais recentes descobertas da tecnologia de tratamento dos cabelos, aliando-as ao seu notável conhecimento, para apresentar o Aloe-Jojoba Conditioning Rinse com pH balanceado, que cuida gentil e eficientemente de seus cabelos. É um produto baseado em Aloe preparado para você. Utilizá-lo após o Aloe-Jojoba Shampoo.
Mais uma vez a combinação sinérgica de Aloe e Jojoba está junta para condicionar os cabelos e conferir uma sensação de frescor e uma aparência de sedosa elegância.
Aos principais ingredientes, adicionamos um agente condicionador de cabelos que remove as cargas eletrostáticas acumuladas nos cabelos. Um agente secundário então recobre a haste dos cabelos para fortalecimento e amaciamento, eliminando extremidades divididas e deixando uma atraente aparência de limpeza. Os cabelos são deixados com uma cobertura de proteção que ajuda a combater os efeitos decorrentes do excessivo uso do secador.
O Selo de Aprovação do International Aloe Science Council, mostrado em cada embalagem é outro sinal da categoria desse produto quando se trata de cuidado com os cabelos.
Instruções de Uso:
Após o uso do Aloe-Jojoba Shampoo, fazer massagem nos cabelos com Aloe-Jojoba Conditioning Rinse e deixar por dois a três minutos. Enxaguar os cabelos e o couro cabeludo completamente e secá-los. Condiciona e protege os cabelos com pH balanceado e altamente concentrado(usar de forma econômica)